RECLAR ENGENHARIA DE SOLUÇÕES -

PROJETOS DE ACESSIBILIDADE

DESTAQUE EM PROJETOS DE ENGENHARIA E ADEQUAÇÃO

ÀS NORMAS DE ACESSIBILIDADE

A Reclar Engenharia de Soluções atua na elaboração de projetos de engenharia, laudos técnicos e consultoria para empresas e órgãos públicos que necessitem de adequação às normas brasileiras de acessibilidade para pessoas com deficiência e limitação motora. Especialista na Norma ABNT 9050 e respeitando integralmente as diretrizes do Decreto Lei 5296, a Reclar Engenharia de Soluções atua em projetos de acessibilidade com eficiência, fornecendo durante toda a fase de implementação planilhas quantitativas e memorial descritivo, para o acompanhamento transparente de seus clientes e parceiros.

O decreto de lei federal 5296 de 2014 norteia e especifica as diretrizes que orientam projetos de acessibilidade no Brasil. A saber, a acessibilidade é um tema crucial de integração da sociedade, tendo em vista mais do que a inclusão da pessoa com deficiência. A engenharia de acessibilidade é aplicada a projetos urbanísticos, como forma de garantir o respeito e a dignidade desta parcela da população.

Neste sentido, também cabe ressaltar o papel da Agência Brasileira de Normas Técnicas, que elaborou sua norma ABNT 9050, onde é tratado o tema da engenharia de acessibilidade, estendendo os cuidados na construção de estruturas a gestantes e idosos, que por muitas vezes também se encontram em situação de limitação física.

Alguns dos itens de engenharia de acessibilidade previstos na ABNT 9050: 

- Contemplação, no projeto básico e detalhado, de rampas em pontos de acesso às edificações, de acordo com dimensões regulamentadas;

- Barreira arquitetônica, assim como espaço para a circulação de cadeiras de roda;

- Plataforma elevatória e adequada sinalização vertical e horizontal;

- Tipo de material utilizado no revestimento de pisos;

- Banheiros e vagas de estacionamento planejados.

ONDE É EXIGIDA A ENGENHARIA DE ACESSIBILIDADE

Muitas estruturas públicas e privadas ainda não têm projetos de engenharia de acessibilidade. Desta forma, cabe ao CREA, conselho regional de engenharia e arquitetura, a averiguação destas edificações e, caso seja pertinente, solicitar o mais pronto atendimento às normas da engenharia de acessibilidade. 

A verificação de falta de engenharia de acessibilidade deve ser realizada por qualquer cidadão, em conjunto com organizações não governamentais e agências reguladoras. Algumas das instituições que devem contemplar a engenharia de acessibilidade, garantido o acesso universal a seus prédios: empresas, comércios e centros empresariais, condomínios e prédios residenciais, prefeituras, repartições públicas, hospitais e postos de saúde, bancos, aeroportos e terminais rodoviários, academias, hotéis, shoppings e outras áreas de lazer.