RECLAR ENGENHARIA DE SOLUÇÕES -

REFORMAS E SOLUÇÕES EFICIENTES EM CALÇADAS

A Reclar Engenharia de Soluções é uma empresa com corpo técnico altamente qualificado na especialidade civil, devidamente registrado no CREA. A empresa elabora projetos técnicos e presta serviços de engenharia para reforma e adequação de calçadas, conforme ABNT 9050 e Decreto Lei 5296, oferecendo soluções completas em acessibilidade. A Reclar Engenharia de Soluções também executa visitas técnicas e laudos para registro e liberação de obras em condomínios e todos os tipos de edificações.

Em áreas urbanas, reconhecidamente um dos serviços públicos mais deficitários é a manutenção de calçadas. Especialmente na cidade de São Paulo, é possível notar que, de forma geral, o trânsito de pedestres em ruas e avenidas é prejudicado pela existência de buracos em passadiços, originários da má qualidade construtiva ou de falta de manutenção.

Falta de padronização, largura inadequada, degraus e desníveis indevidos, assim como placas de piso faltantes ou quebradas se tornam ainda mais alarmantes para pessoas com necessidades especiais e limitações motoras. Em todos os casos, é recomendado que prefeituras e órgãos públicos de zeladoria recorram imediatamente à uma empresa de reforma de calçadas.

MEDIDAS DE ACESSIBILIDADE EM CALÇADAS

No que tange à acessibilidade, a empresa de reforma de calçadas contratada deve, além de reformar as vias de pedestres, adequá-las a parâmetros previstos por lei, que visam à integração da sociedade e segurança na locomoção em cidades.

Desta forma, a empresa de reforma de calçadas irá atentar-se à correção dimensional de uma calçada danificada, contemplando a instalação de rampas de acesso em pontos estratégicos, permitindo a livre circulação de pessoas em cadeiras de rodas. Neste sentido, a empresa de reforma de calçadas também estuda o mais correto tipo de piso a ser implementado, como também atenta à necessidade de corrimãos ou outro tipo de infraestrutura auxiliar.

EMPRESA DE REFORMA DE CALÇADAS PARA ACESSIBILIDADE

Exige-se que uma empresa de reforma de calçadas atenda o Decreto Lei 5296/2004, onde é descrito o conceito de acessibilidade, assim como sua importância social. A empresa de reforma de calçadas também deve se orientar pelas normas regulamentadoras deste tema, como a ABNT 9050. O não cumprimento destes requisitos por uma empresa de reforma de calçadas pode acarretar em multas e sanções legais.